Território Litoral Sul, Baixo Sul e Extremo Sul da Bahia

O Território Litoral Sul da Bahia é caracterizado por possuir uma paisagem composta principalmente por diversos mosaicos de sistemas agroflorestais, formada por remanescentes do bioma Mata Atlântica e pelo sistema Cabruca, presente há quase três séculos neste território.

Abrange uma área de 14.736,20 Km² e é composto por 26 municípios: Almadina, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Ibicaraí, Itaju do Colônia, Arataca, Aurelino Leal, Camacan, Canavieiras, Floresta Azul, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca. A população total do território é de 772.683 habitantes, dos quais 139.896 vivem na área rural, o que corresponde a 18,11% do total. Possui 13.929 estabelecimentos da agricultura familiar, 2.330 famílias assentadas, 5.997 pescadores, 13 comunidades quilombolas e 2 terras indígenas. Seu IDH médio é 0,67. (SDT/IBGE/INCRA, 2010).

O clima predominante neste território é do tipo Af (tropical chuvoso de floresta) da classificação de Köppen, referente ao clima quente e úmido sem estação seca definida, com precipitação variando entre 1300 a 2000 mm/ano e umidade relativa média anual de 80 a 90%. A temperatura média anual oscila entre 24°- 25°C, sendo os meses mais frios junho, julho e agosto. Historicamente, o regime pluviométrico é regulado com chuvas abundantes distribuídas durante o ano, e nas bacias hidrográficas existentes destacam-se os rios de Contas, Almada, Cachoeira, Prado, Jequitinhonha, Una e Mucuri.O seu quadro natural  (relevo, solos, cobertura vegetal e a rede hidrográfica), influencia nos padrões de uso da terra e consequentemente, na economia territorial, destacando os segmentos das culturas do cacau, banana, café, cupuaçu, mandioca, seringueira, côco e dendê (SDT/IBGE/ INCRA, 2010).

mapa11